A Busca pela Pedra Filosofal

Muitos procuram ou acreditam na existência de um Santo Graal, uma Pedra Filosofal capaz de transformar chumbo em ouro, ou algum outro tipo de Bola de Cristal, capaz de prever o futuro e possibilitar ganhos facilmente.

Essa procura às vezes está mascarada com métodos, técnicas ou sistemas infalíveis, que muitas pessoas querem comprar e alguns prometem vender.

Esqueça isso! Não há métodos infalíveis ou outra forma de ganhar dinheiro fácil. Se houvesse, não contariam a você – há muito mais gente capaz de pagar fortunas por esses métodos, então, se existissem, dificilmente você teria acesso a eles.

Se um tal método existisse, por outro lado, ele seria utilizado em larga escala e acabaria modificando o próprio mercado. Ora, se ele funcionava no mercado anterior, provavelmente não funcionará no novo. Ou seja, um método infalível pavimentaria a estrada que o tornaria falível.

Isso não significa que as escolas de análises (Técnica ou Fundamentalista) sejam ruins, ou desnecessárias. Muito pelo contrário, acredito que elas têm uma forte contribuição para iluminar seu caminho.

Não atribuia a elas, entretanto, mais poder do que elas têm ou merecem. Na Escola Técnica, por exemplo, é fácil cair na armadilha de atribuir-lhe um caráter preditivo. Lembre-se que a Análise Técnica é uma leitura do passado e do presente, não do futuro.
Bons analistas técnicos têm isso muito claro em suas mentes. Investidores novatos, tomados pela ansiedade, muitas vezes não têm essa clareza e profetizam: a linha x cruzou a linha y, então vai subir! A leitura correta seria: a linha x cruzou a y, indicando que o mercado já subiu o suficiente para que eu considere uma possível mudança de comportamento – não um suspiro – então, dentro da minha estratégia, a entrada agora é mais segura do que uma entrada sem critérios.

Analistas experientes têm isso tão claro que sempre recomendam alguma gestão do risco. Para a maioria deles, a gestão de risco é mais importante que as análises. Estou cada vez mais certo disso. A gestão de risco é diferente em cada estratégia, mas ela está lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

<< >>