Oferta Pública Inicial (IPO)

Vamos imaginar que o leitor tenha a idéia de um negócio que, a seu entender, dará bastante retorno. Entretanto, você não dispõe do capital para realizá-lo. Quais são as suas alternativas?

Basicamente você pode:

  • tomar um empréstimo;
  • encontrar um sócio.

Na primeira opção, você recebe o dinheiro e deverá pagar juros pelo dinheiro emprestado. Quando você faz isso, é porque acredita que o retorno do investimento no negócio vai ser suficiente para pagar o empréstimo. Note que, o negócio continua sendo seu: tanto os benefícios, quanto os riscos.

Na segunda opção, você encontra alguém que será dono de uma parte do negócio, será seu sócio. Isso significa que ele colherá com você os benefícios, no caso de sucesso, mas estará dividindo o risco com você. Se não der certo, você não fica devendo nada a ele.

Note que a taxa de juros do empréstimo pode mudar a escolha entre as alternativas acima, assim como pode mudar entre a alternativa de ir adiante e investir, ou ficar quieto, sem correr o risco. É por isso que a taxa de juros funciona como um regulador do metabolismo de uma economia: baixe-a, e as impresas tenderão a investir, levante-a e elas adiarão os investimentos.

Grandes empresas também possuem as mesmas opções: tomar um empréstimo ou procurar um sócio. Entretanto, grandes empresas podem ve voltar ao público em geral, ao invés das entidades tradicionais.

Qualquer um pode emprestar dinheiro para empresas de capital aberto. Elas emite um título de dívida e quem o compra, receberá juros. Esses títulos são chamados obrigações, ou debêntures.  Apenas grandes empresas conseguem emitir debêntures, pois é necessário ter uma certa solidez para que as pessoas se sintam seguras para comprá-los.

Quanto mais a empresa for vista como sólida, mais seguro é comprar debêntures dela, e, por conseqüência, menor será a taxa de juros cobrada pelo mercado. Empresas que pagam bem em suas obrigações provavelmente o fazem porque possuem um perfil de risco maior. Não há mágica, é sempre a relação risco-retorno em jogo, como detalharemos adiante.

No caso da busca de sócio, grandes empresas também podem ter qualquer um como sócio. Quando uma empresa de capital fechado decice abrir o capital, precisa vender o primeiro lote de ações. Esse processo de venda é chamado Oferta Pública Inicial, também conhecido com IPO, sigla do termo em inglês Initial Public Offering.

Normalmente esse processo está ligado a um aumento do capital da empresa,  com objetivo de conseguir executar algum projeto que envolva um salto qualitativo da empresa. É uma nova “empreitada”, e você pode participar dela.

Se a empreitada tiver sucesso, todos os participantes colherão os frutos. Se a empreitada não der o resultado esperado, todos os participantes sabem que entraram no risco.
Assim, ela se divide em quotas (as ações) e vende essas cotas. Com o dinheiro arrecadado, busca executar os projetos.

A limitação a grandes empresas vem da necessidade de transparência. Controles, sistemas e políticas de governança para garantir essa “abertura” da informação são caros. É difícil justificá-los em pequenas empresas. Além disso, pequenas empresas têm mais facilidade para captar recursos, pois são quantias menores.

O IPO é muito procurado por alguns porque, às vezes, a quantidade emitida não é suficiente para todos. Isso significa que no primeiro dia de negociação normal, a grande procura acaba fazendo a ação faltar e o preço subir. Isso é reforçado pelo fatos das empresas tenderem a concentrar os IPO em momentos de alta do mercado.

Outro cuidado é que as empresas não tem histórico (como empresa aberta) grande, o que faz a incerteza aumentar. Então vale ainda mais a regra: veja o que está comprando, leia o prospecto e identifique os riscos envolvidos. A CVM controla rigidamente o que é publicado sobre cada oferta pública – então leia.

Ao participar de um IPO, você deve dizer qual é o capital máximo que está disposto a entrar e qual o preço máximo qu está disposto a pagar. Há uma faixa de preços estimados para auxiliá-lo. Se a procura for alta, você não deve receber tudo o que pediu, haverá rateio entre os demandantes, com um critério já estabelecido. Não tendo atendido toda a demanda, nesses casos o papel pode ter seu primeiro dia de negociação em alta – motivo pelo qual muitos procuram o IPO.

Se a demanda for toda atendida e ainda houver sobras, você deve receber tudo o que pediu. Infelizmente, nesse caso, o primeiro pregão tem boas chances de ser de baixa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

<< >>