A Bovespa tem mais de 3 centenas empresas listadas. Em dias normais algumas sobem, outras caem, e em intensidades diferentes. Como saber se a Bolsa subiu ou caiu? E quanto subiu ou caiu?
Para o investidor, isso depende das ações que ele possui e quanto de cada empresa possui. Mas o mercado precisa de um número, uma informação para se balizar.
Há várias formas de escolher esse número. Todos se baseiam em uma carteira fictícia, ou seja, em uma coleção de ações. Poderiam ser todas, mas isso custaria muito tempo para calcular, principalmente se você lembrar que muitos índices tem origem anterior ao pregão digital. Então muitos índices possuem poucas ações. O mais importante deles, o Dow Jones, da Bolsa de Nova Iorque, possui 30 ações, em um mercado de mais de 5.000 empresas.
Outro ponto é que peso dar a cada papel escolhido para a carteira. Alguns índices atribuem o mesmo peso a todas as ações. Outros preferem da peso de acordo com algum critério. No Índice Bovespa (IBovespa), esse critério é o volume negociado.
IBovespa
O principal índice da nossa Bolsa, Índice Bovespa (IBovespa), é formado escolhendo as ações mais negociadas, até completar 80% do volume médio. Isso dá, normalmente, pouco mais de 60 empresas. As empresas possuem pesos diferentes, proporcionais ao volume total da cesta.
Assim, o IBovespa representa a Bolsa toda através das cerca de 60 empresas mais negociadas. Além disso, o índice é bastante influenciado pelas maiores empresas.
Isso é importante, pois há setorem mais representados e outros menos. As primeiras empresas do índice possuem um peso muito grande. Quase um terço do índice é representado pelas ações das duas maiores empresas, a Petrobrás e a Vale.
Vimos os tipos de ações, como são “embaladas” em lotes, e como os índices não dão uma idéia geral do mercado. Agora vamos voltar à empresa, entendendo um pouco do processo que a leva a ser cotada na Bolsa, a Oferta Pública Inicial.